sábado, 1 de junho de 2013

O CÉU: RAZÃO DA SUA VIDA!



Domingo, dia 02 de Junho de 2013, completar-se-á 27 anos do falecimento do Padre e astrônomo Jorge Polman. Eu quero escrever a minha história. Nada que tenha nas páginas de consultas da internet, mas a minha visão sobre esse homem com quem convivi durante um ano e meio antes da sua morte.

Eu poderia resumir tudo em uma simples palavra: "Gênio"! Mas, ainda é pouco para descrevê-lo.

Lembro-me bem do seu largo sorriso, do seu bom humor para explicar tudo que era difícil de uma forma engraçada, atencioso e um bom ouvinte, adorava falar da sua terra e suas origens, onde muitas vezes seus olhos lacrimejavam de tanta saudade deixando todos os presentes emocionados.

Ele era um Padre e não misturava a religiosidade com a ciência a não ser para defender Deus quando havia algum questionamento contra sua existência.
Não acreditava em Discos voadores nem em extra-terrestre vindos para visitar a nossa terra, apesar de acreditar que em outros planetas fora do sistema solar poderia abrigar vidas. Falava com alegria da amizade que tinha com o astrônomo Ronaldo Mourão e com pessoas de outros Países.
Tratava todos com respeito e gratidão e não havia um assunto em astronomia que ele não soubesse discutir e explicar. Nas horas vagas ficava em seu escritório cheio de livros onde buscava mais conhecimentos.

Fui seu aluno e depois instrutor nos dias de visitas sempre aos sábados. Ele me chamava carinhosamente de Tonho, pois achava difícil dizer Antônio sem sotaque.

Todos nós ficamos tristes e emocionamos quando ele mencionou que aquela era sua última turma formada no C.E.A em virtude das ameaças de fechamento do observatório.Ele amava tudo aquilo de coração e o vi extremamente triste pouco antes do seu falecimento onde reuniu os poucos instrutores para anunciar que o C.E.A ,em questão de dias, fecharia. Não sei até que ponto isso influenciou em sua saúde, mas foi um duro golpe no homem que tinha n'O CÉU: A RAZÃO DA SUA VIDA!

Antonio Alves

Nenhum comentário: