sábado, 8 de junho de 2013

OBSERVAR, OBSERVAR SEMPRE...OBSERVAR!


Nesse último Domingo, dia 02/06, estive no bairro da Várzea depois de 19 anos sem ir naquele local onde havia o antigo Centro Educacional de Astronomia, o C.E.A, e fiquei surpreso de ver como tudo estava diferente.

Nada lembrava o antigo observatório, com as duas cúpulas dos grandes telescópios em evidência, que eu visitava nas sextas -feiras e nos sábados dos anos de 1985 a 1986.

Ali eu vivi grandes histórias e descobertas de coisas que desconhecia no espaço sideral e que até hoje alimenta a minha sede do conhecimento pela astronomia. Ali também tive uma namorada que se chamava Aline e era também aluna da classe que eu fazia parte, foi a minha estrela. E como era gratificante estudarmos e observarmos o céu juntos. Chegava às vezes atrapalhar o namoro tanta dedicação ao espaço,acho que por isso não durou muito e literalmente foi pro espaço a paixão.

Quantas emoções, como diz o Roberto em sua canção, eu vivi e foram inesquecíveis as amizades e os papos na quadra do observatório onde os visitantes faziam filas para olhar o objetos no campo da ocular sempre com perguntas diversas,isso sem falar nas gatinhas que vez ou outras apareciam e eram disputadas sua atenção pelos jovens instrutores.
Ao olhar para aquele local lembrei-me da última festa do C.E.A. onde fiz o discurso de encerramento na entrega dos certificados em grande estilo e do padre chamando carinhosamente a minha atenção, pois havia pego aos beijos com minha estrela em plena quadra escura. Como pode todas as coisas boas que havia ali ter desaparecido ou quebrado com tanta estupidez onde havia tanto sentimentalismo para nós frequentadores e seguidores do Jorge Polman.

Continuei ali olhando com um ar de saudade por uma hora.
Ele se foi, o C.E.A se desfez ,cada um que pode levou a sua parte do legado, do que sobrou da destruição e pra mim ficou apenas as histórias, o respeito e a satisfação de ver hoje seu trabalho reconhecido por muitos astrônomos que buscam em sua inspiração o verdadeiro sentido de suas palavras; "OBSERVAR ,OBSERVAR SEMPRE...OBSERVAR!"

Antonio Alves.

Nenhum comentário: