domingo, 16 de junho de 2013

Copa das Confederações? Prefiro a Super Lua Cheia.



O assunto dessa semana no Brasil e no mundo é a Copa das Confederações, que todos nós que não fomos contaminados pela essa mídia que procura nos convencer que esse evento é a melhor coisa para os Brasileiros. Sabemos que muito foi gasto para esse evento de 15 dias de duração e que poderia ter sido investido, por exemplo; na cultura, ciência e na educação. Mas não quero escrever profundamente sobre esse tema. Em vez disso quero abordar o grande evento, para nós astrônomos e amantes de tudo que se refere ao espaço, que será a Super Lua Cheia do próximo dia 23 de Junho. E com o céu carregado de fumaça das fogueiras , pois aqui no Nordeste nesse dia comemoramos a véspera do São João, será que veremos esse evento com toda clareza?Espero que Sim!
A Super Lua ocorre quando o satélite da Terra, em fase cheia, tem sua maior aproximação (perigeu) na órbita elíptica (um anel achatado) que executa em torno do planeta. Essa será a maior aproximação da Lua em relação a Terra nesse ano e para ter a maior impressão do crescimento aparente do seu tamanho. Sugiro procurar
observá-la desde o início do seu aparecimento no horizonte onde certamente ela estará bem maior que em outras épocas.

A maior aproximação da Lua com a Terra intensifica o efeito gravitacional mútuo, mas nada que seja capaz de deflagrar fenômenos naturais significativos e catastróficos.

No dia 23 todas as estrelas do futebol atual estarão em campo dando o ar da sua graça e talento. E no céu a majestosa Super Lua Cheia reinando indiferente a tudo isso, trazendo muita luz e beleza para céu do mundo e do nosso Brasil.

Antonio Alves

Nenhum comentário: